Vivemos em um momento de policrise, onde os consumidores cada vez mais estão fazendo escolhas conscientes em relação a design e decoração e as principais tendências de decoração de 2024 refletem isto.
A pandemia e os novos modelos de trabalho mudaram radicalmente nossa relação com a casa: além de ter que atender e se adaptar a necessidades múltiplas, cresce a busca por estéticas que unam propósito e expressão pessoal, dando ênfase à preocupação com sustentabilidade, atemporalidade e com o bem-estar através de uma decoração afetiva.
“A construção de um lar é um processo contínuo e as nossas escolhas nos acompanham por muitos anos e, diferentemente da roupa, elas estão sempre expostas no dia a dia. Com isso, o planejamento e pesquisa de desenvolvimento de produtos leva em conta esse fluxo de evolução que precisa ter novidades, mas que elas se coordenem com o que já existe nas casas das pessoas”, explica Edson Coutinho, coordenador de tendências de design da Tok&Stok, em entrevista para a Casa Claudia.
É neste cenário, que vemos duas principais direções estéticas se destacarem trazendo tendências de decoração que se dividem em dois lados distintos: mais suave, que dialoga com a busca por conforto e aconchego, e outra com um apelo mais criativo, que traz elementos coloridos e exagerados, refletindo a crescente vontade de se destacar.
Acompanhe em tópicos
- Acessibilidade e ambientes híbridos
- Sustentabilidade e atemporalidade
- Decoração afetiva e nostalgia
- De volta às raízes
Acessibilidade e ambientes híbridos
Nas tendências de decoração de 2024 destacam-se ambientes com propósitos e utilidades múltiplas. Soluções inteligentes que otimizam o uso de espaço e possibilitam maior aproveitamento dos cômodos.
Ambientes com propósito e utilidades múltiplas são uns dos destaques da decoração em 2024. Imagem: Reprodução Netspace Design
O uso da tecnologia a favor do design e projetos que pensam a casa como algo fluido, onde pessoas com diferentes necessidades e estilos de vida podem coexistir e aproveitar. Um exemplo é a automação residencial e a integração de tecnologias inteligentes em residências e edifícios comerciais.
A acessibilidade arquitetônica também ganha destaque, com projetos que visam inclusão.
Sustentabilidade e atemporalidade
A preocupação com o meio ambiente continua a influenciar o design e a arquitetura e se destaca entre as tendências de decoração. Projetos mais sustentáveis e ecologicamente conscientes, que priorizam o uso de materiais reciclados e fontes de energias alternativas.
A economia circular é uma das grandes forças motrizes da atualidade. A busca por longevidade nas peças e ambientes, traduz essa mudança de comportamento de consumo, onde existe a preocupação em investir em qualidade, durabilidade e versatilidade.
Nas novas coleções de mobiliário apresentadas por grandes fabricantes, três princípios fundamentais se destacam como diretrizes para o próximo ano: ergonomia, estética atemporal e sustentabilidade.
Decoração afetiva e nostalgia
Na edição 2023 da CASA COR, muito se falou sobre a casa como algo que acolhe, da importância do bem-estar e da arquitetura e do design em função de criar ambientes que criam uma sensação de calma, conforto e satisfação. Seguindo essa linha, a CORAL também lançou sua cor do ano, Lugar de Afeto, um neutro rosado, discreto e elegante, que foi inspirado pela leveza das penas e delicadeza das nuvens.
Já a nostalgia aparece misturada com elementos de design contemporâneo, na busca por uma decoração criativa e maximalista.
Apesar da predominância da cartela de tons terrosos em 2024, cores vivas e intensas também terão seu espaço. Unidas à tecidos e texturas ricos, que elevam a experiência cotidiana e refletem a personalidade de quem ali habita.
De volta às raízes
Valorizando a riqueza e diversidade do nosso país e refletindo a vontade crescente de nos conectarmos com a natureza, projetos que equilibram design minimalista com elementos botânicos, criando pequenas selvas urbanas e particulares, são uma aposta dos especialistas.
A arquitetura bioclimática, que aproveita o ambiente natural para garantir conforto climático, bem-estar e eficiência energética ganha destaque.
Assim como a escolha de materiais como o couro e o linho, o uso de fibras naturais, como rattan e sisal, estará cada vez mais presente nas casas.
Como sempre, as tendências de decoração para 2024 dialogam com as transformações da nossa sociedade. Acompanhar e entender os rumos que essas mudanças trazem para o design e a decoração é uma maneira de desenvolver produtos melhores e mais eficientes.
Fonte: blog Adar Têxtil