Construir ou reformar: como decidir?

Construir ou reformar um imóvel é uma dúvida que sempre paira sobre quem pensa em ter um lugar do jeitinho que sonhou. Neste texto, você entenderá o que cada opção implica e, assim, decidir a melhor opção para você!

O que é mais caro: construir ou reformar?

A preocupação mais frequente de quem pensa em construir ou reformar é o custo.  Afinal, a meta é sempre ter o melhor custo-benefício. Porém, por mais que haja um senso comum de que construir é mais fácil do que reformar, isso é relativo. É preciso considerar questões como tamanho da construção e o que você deseja modificar na casa ou apartamento.

Em casos em que a reforma é estrutural, ou interfere em acabamentos, como piso, por exemplo, o preço pode ser mais elevado do que construir do zero. Em contrapartida, digamos que você pretende construir uma casa ampla, com arquitetura trabalhada e outras especificações mais trabalhosas. Neste caso, o custo da construção poderia facilmente ultrapassar o de reformar.

Como decidir entre construir ou reformar a casa?

Antes de tudo, tenha em mente que essa decisão envolve mais do que apenas dinheiro. Para decidir entre construir ou reformar de maneira satisfatória, vale ter um olhar mais técnico sobre a situação. Por isso, ter a opinião de um profissional qualificado sempre é uma boa alternativa.

Dicas para quem vai construir ou reformar

Além disso, é importante pensar em outros aspectos como:

  • Planejamento: Mesmo que ainda não tenha decidido entre construir ou reformar, faça um planejamento prévio antes de tomar qualquer decisão, incluindo as implicações de cada opção.
  • Orçamento: Na mesma lógica, fazer orçamentos te possibilita ter uma ideia mais clara da média de gastos.
  • Colete referências: Ainda, quanto mais referências você coletar, mais certo ficará do que deseja construir ou modificar na sua casa ou apartamento. Pesquise por ideias.
  • Converse sobre o assunto: Fale com outras pessoas que passaram pela mesma situação. Assim, elas podem partilhar da experiência, apontando possíveis erros ou indicando profissionais de confiança.
  • Tenha um fundo de emergência: Outra dica de ouro para quem vai construir ou reformar é ter um fundo de emergência. Afinal, é muito comum precisar desembolsar mais dinheiro do que o estipulado no planejamento prévio.
qual é melhor construir ou reformar

Consiga dinheiro para reformar ou construir com o home equity!

Se dinheiro for a sua preocupação, o home equity, também conhecido como crédito com garantia, é uma alternativa vantajosa para você!

Através da modalidade de crédito, você obtém empréstimo com taxas inferiores às praticadas no mercado e prazos mais longos para quitar as parcelas. E o melhor: sem amarrações! Você pode utilizar o dinheiro da forma que bem entender. Para saber mais, basta clicar aqui.

Quais as vantagens de reformar?

Outro meio de decidir entre construir e reformar é avaliar as vantagens de cada uma e entender o que faz sentido para você. No caso da reforma, as vantagens são:

Imóvel mais barato

Primeiramente, há o fato de que casas e apartamentos que necessitam de reformas costumam ter preços inferiores. Ou seja, você gastaria menos para adquirir a moradia.

Morar enquanto reforma

Ainda, dependendo do estado do imóvel e do tipo de reforma que deseja fazer, é possível morar na casa enquanto a reforma aos poucos. Para quem deseja sair do aluguel, essa é uma alternativa mais econômica e vantajosa do que construir do zero.

Características únicas

Além disso, um imóvel pronto pode conter características arquitetônicas únicas e que podem ser mantidas, coisa que dificilmente se alcança construindo uma casa do zero.

Quais as vantagens de construir?

Por outro lado, na disputa entre construir ou reformar, optar pela construção também traz suas vantagens:

Personalização

Talvez a mais óbvia das vantagens é a personalização. Construindo o seu imóvel, você pode ter tudo do jeito que quiser, desde o tipo de material utilizado até a finalização, o que dá menos trabalho do que transformar uma casa inteira.

Qualidade 

Na mesma lógica, a vantagem de optar pela construção entre construir e reformar é que há a certeza da qualidade dos materiais utilizados, além de mão de obra de confiança. Assim, você se certifica, do início ao fim, que a sua casa seja feita com perfeição, prevenindo problemas futuros.

Praticidade

Também pode ser mais prático levantar uma casa em um terreno do que alterar estruturas já existentes. Tudo depende do tipo de imóvel que se tem em mente e a complexidade para desenvolvê-lo.

Comece seu planejamento

Dito isso, é hora de entrar em ação!

Converse com profissionais experientes, desenhe o planejamento e faça pesquisas. Essa é uma das decisões mais importantes e, por isso, deve ser bem pensada. Se precisar de ajuda financeira, as soluções da Apê11